Pesquisar este blog

Plantas Daninhas da Soja

BUVA

Na maioria dos grandes sistemas de cultivo pode-se encontrar a buva (Conyza albida,C. canadensis, C. erigeroides, C. floribunda, C. chenopioides).


É uma planta de porte ereto, podendo atingir mais de 1,00 m de comprimento. Apresenta grande produção de folhas, geralmente de coloração escura.
Trata-se de uma planta altamente adaptável aos diferentes ambientes, adaptando-se facilmente aos diferentes solos, climas e relevos.



Tornou-se uma planta de grande importância econômica ao tolerar altas concentrações de herbicidas a base de gliphosate, um dos mais utilizados na agricultura moderna.
A sua reprodução dá-se pela produção de uma grande quantidade de sementes, que são facilmente liberadas ao vento geralmente no final do ciclo da cultura principal, quando ela se sobressai.

Em alguns casos pode ser utilizada na culinária, porém esse seu uso é pouco conhecido.


VASSOURINHA-DE-BOTÃO


Presente nos principais sistemas de cultivo (Borreria commutata, Borreria stricta, Borreria thymocephala, Borreria verticillata e Spermacoce reclinata, Spermacoce verticillata), são plantas infestantes que tem aumentado sua importância em decorrência do difícil controle utilizado herbicidas a base de gliphosate.


São plantas herbáceas, com caule rígido apresentando nós e entrenós bem definidos. Há formação de maior ramificações na sua base. Tem sua propagação dada por sementes, formadas a partir de inflorescências em formato de globo formadas ao longo dos nós.


Das diversas espécies que existem, algumas são utilizadas com fins medicinais pela cultura popular, principalmente como anti-inflamatório, analgésico e antipirético. Também tem uso como expectorante, fleumagoga, desarranjos intestinais, diarreia, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário